Começar uma nova vida
Aconteceu no dia 30 de maio de 1972. Um homem chamado Grenaldo de Jesus da Silva, estava no voo da Varig RG-131 que fazia o trajeto Congonhas – Curitiba – Porto Alegre. Cerca de 15 minutos após a decolagem, Grenaldo invadiu a cabine armado com uma pistola, calibre 22. Ele rendeu os pilotos e os obrigou a regressar para Congonhas. Ele exigia uma grande quantia em dinheiro, 3 paraquedas e o reabastecimento da aeronave. Depois de muitas horas de negociação, o dinheiro e os paraquedas, foram deixados no ultimo degrau da escada da porta traseira da aeronave. Grenaldo liberou todos os 84 passageiros e 6, dos 9 tripulantes. Para tomar o dinheiro, Grenaldo levou um dos tripulantes como refém. Ele tomou as bolsas e regressou a aeronave. Mas ao permitir que seu refém entrasse primeiro na cabine de comando, os outros 2 tripulantes, no interior dela, fecharam imediatamente a porta e Grenaldo ficou preso e sozinho, do lado de fora. Em seguida, bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas para o interior do avião, militares invadiram a aeronave e o sequestrador teria cometido suicídio.
Seriam necessários quase 30 anos, para que a verdade sobre estes acontecimentos fosse conhecida. Grenaldo não era um simples sequestrador em busca de dinheiro. Grenaldo, na verdade, era opositor político e perseguido pela ditadura militar do Brasil. Em uma carta testamento, encontrada em seu bolso, Grenaldo dizia a seu filho que seu objetivo era fugir para o Uruguai e mais tarde buscar a sua família, para começar uma nova vida. E a mesma investigação, apontaria a execução do sequestrador, por parte dos militares, contrariando a versão de suicídio. Seu corpo teria sido enterrado como indigente, em uma vala comum, junto com outros inimigos políticos da ditadura, igualmente executados.
Grenaldo tinha seus motivos e queria começar uma nova vida, mas escolheu um caminho inadequado para viabilizar o seu sonho. Da mesma forma, muitas pessoas fazem o mesmo. Em busca de uma vida nova, homens abandonam seus lares, suas esposas e filhos, ignorando por completo a responsabilidade que tem diante de Deus pela sua família. A Bíblia diz, em Provérbios 6:33 que este homem “sofrerá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará“.
Quer começar uma nova vida? Comece buscando o Senhor, com todo o seu coração. E Ele lhe indicará o que deve fazer.
Oração: Senhor, quero uma vida nova, mas baixo tua palavra e orientação. Mostra-me o que devo fazer para transformar minha situação. Amém.
Versículo base: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (NVI) 2 Coríntios 5:17