Caminhando em um campo minado
Durante a guerra do Vietnã, Laos, um pequeno país ao sudeste da Ásia declarou-se neutro. No entanto, foi implacavelmente bombardeado. Considerando o número de bombas por habitante, Laos é considerado o país mais bombardeado da história. Estima-se que entre 1964 e 1973, um total de 580 mil missões de bombardeio lançaram mais de dois milhões de toneladas de munição sobre o país. E em 2023, exatos 50 anos do fim da guerra, Laos ainda sofre com munições não detonadas, que estão espalhadas em todo o território do país. Acredita-se que 270 milhões de bombas de fragmentação foram lançadas sobre o país e que 30% delas não foram detonadas. Com frequência, pessoas morrem ou são mutiladas com a detonação acidental destes perigosos resquícios da guerra. Logo, caminhar em Laos poderia ser parecido andar em um campo minado.
Mas a verdade é que não precisamos ir a Laos para caminhar em um “campo minado”. Nossa vida é repleta de desafios, lutas e dificuldades. Não poucas vezes, pisamos onde não devíamos e alguma situação em nossa vida “explode”. O nosso inimigo, o diabo, ele colocará situações diante de nós para ver-nos cair.
Jesus nos advertiu que andar com Ele poderia ser difícil. “Estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida“. Talvez Jesus não fez a comparação com um campo minado, porque naquele tempo as bombas ainda não existiam.
Assim como em um campo minado, é importante ter cautela e sabedoria ao lidar com as diferentes situações de nossa vida. Precisamos desenvolver a capacidade de discernir quais são as “minas” que devemos evitar e como superá-las de maneira segura.
Eu convido você a escolher bem o lugar onde colocará seus pés.
Oração: Senhor, quero escolher bem o meu caminho e andar com cautela, prudência e sabedoria. Amém.
Versículo base: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. (NVI) Mateus 7:13-14