Uma bomba no avião
Foi em 09 de Julho de 1997 que aconteceu o primeiro atentado com bomba a um avião brasileiro, na história. O voo 283 da TAM, que partiu de Vitória com destino a São Paulo, fez escala na cidade de São José dos Campos. Apenas 10 minutos depois, uma explosão no interior da cabine abriu um buraco de 2 metros de diâmetro na fuselagem do avião. Um único passageiro, sentado justamente ao lado de onde ocorreu a explosão, foi sugado para fora da aeronave, caindo de uma altura de 2400 metros. No entanto, a tripulação conseguiu aterrizar o avião, sem nenhuma outra vitima fatal.
A investigação concluiu que um homem, então professor, teria sido o responsável por levar a bomba a bordo do avião, em uma tentativa de suicídio. No entanto, 3 dias após o acidente, o suspeito foi atropelado por um ônibus, muito possivelmente em nova tentativa de suicidio, perdendo parte de massa encefálica e sendo declarado incapaz de responder por seus atos.
Nós não subimos em um avião, imaginando que alguém possa ter uma bomba em sua mala. Também não estamos “treinados” para voar com um rombo de 2 metros na fuselagem do avião. E certamente nenhum piloto espera viver uma experiência como essa. No entanto, dentro de um avião, todos estamos sujeitos as ações de outros. Por isso, coisas que não projetamos ou esperamos podem acontecer.
Deus deu ao homem livre arbitrio. E quando alguém utiliza mal seu livre arbitrio, pode afetar o meu entorno. Posso ser vítima de decisões de outros. Isso faz parte da realidade da vida. Então, melhor estar bem acompanhado, certo? “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir,” Isaías 48:17.
Se estamos em meio a um mundo onde estamos sujeitos a decisões de outros, melhor andar nos caminhos que Deus escolher.
Oração: Senhor, quero andar pelos caminhos escolhidos por ti, porque sei que vivo em um mundo onde sou afetado pelas decisões de outros. Amém!
Versículo base: Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir. Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar. Seus descendentes seriam como a areia, seus filhos, como seus inúmeros grãos; o nome deles jamais seria eliminado nem destruído de diante de mim”. (NVI) Isaías 48: 17-19