As quatro liberdades
O presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, no dia 06 de janeiro de 1941, fez um discurso onde defendeu 4 liberdades fundamentais de todos os seres humanos. Esse discurso ficou conhecido como o “Discurso das 4 liberdades“. Vejamos quais eram elas:
- Liberdade de expressão
- Liberdade religiosa
- Liberdade de viver sem penúria
- Liberdade de viver sem medo
Esse discurso foi feito a exatos 80 anos, completados hoje. E neste exato momento, vivemos em um mundo onde todas essas liberdades são atacadas diariamente. Ideologias buscam tirar nossa liberdade de expressão. Leis e decretos atacam nossa liberdade religiosa. E há milhões de pessoas vivendo na penúria e com medo.
Eu e você talvez não mudaremos o mundo. No entanto, podemos mudar nossa própria vida e nosso entorno. Podemos defender a liberdade de expressão lutando contra as ideologias que impedem a manifestação livre de opinião, a liberdade religiosa mesmo para aqueles que não tenham a nossa crença, a liberdade de viver sem penúria, defendendo os mais desprotegidos e a liberdade de viver sem medo, sendo promotores da paz.
O papel de um Cristão é defender a liberdade. Porque “onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”, 2 Coríntios 3:17.
Oração: Senhor, quero ser um defensor da liberdade em um mundo que cada vez escraviza mais. Amém!
Versículo base: Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. (NVI) 2 Coríntios 3:17