“Aquilo que temia me sobreveio e o que receava me aconteceu”
“Nada é mais escandaloso do que a morte de uma criança e nada é mais absurdo do que morrer num acidente de automóvel”. Esta, era uma frase, muitas vezes repetida pelo escritor, filósofo, romancista e dramaturgo Albert Camus. Curiosamente, Camus morreu no dia 4 de janeiro de 1960, aos 46 anos, em um acidente de automóvel, que era dirigido pelo seu editor. Camus viajava a Paris, com seu editor Michel Gallimard, quem perdeu o controle do carro e se chocou contra uma árvore.
Outro fato curioso deste acidente, foi que Camus não queria viajar de carro a Paris. Ele preferia viajar de trem. Já tinha inclusive comprado as passagens, mas seu amigo e editor Michel insistiu e Camus finalmente, aceitou a “carona” até Paris.
Fiquei pensando na frase, que segundo relato dos seus amigos mais próximos, foi muitas vezes repetida por Camus. Existem muitas mortes absurdas, mas Camus apenas se referia aos acidentes de carro como algo “absurdo”. E talvez, a frase escondia um medo oculto. E isso é possível, visto que Camus preferia viajar em trem, embora tenha cedido ante a insistência de seu amigo.
Lembrei então do texto de Jó, quando confessa a seus amigos, que temia tudo aquilo que lhe aconteceu: “Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.” Jó perdeu tudo: seus bens, seus filhos e sua saúde. E em nosso versículo base de hoje, ele confessa que temia cada uma destas coisas.
Meu amado irmão e irmã, precisamos nós, confessar diante de Deus os nossos temores, e entregar a ele, cada situação da nossa vida. É o Senhor quem nos livra dos nossos temores: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41:10
Melhor teria sido para Camus, trocar sua repetida frase, pelo versículo de Isaías 41, verso 10, declarando que o Senhor quita todo o temor, fortalece, ajuda e sustenta. E se você, igualmente tem algum temor na sua vida, declare este versículo e seja livre do temor.
Nosso Deus se agrada daqueles que o buscam e confessam seus temores. Pois Ele é quem nos fortalece e livra de todo o temor.
Oração: Senhor, quero ser livre dos meus medos. Quero hoje confessar, cada medo que eu tenho, para ser livre do temor. Amém.
Versículo base: Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. (ACF) Jó 3:25-26