Amigo traidor

Desenho de um homem apunhalando outro pelas costas.

Aconteceu no dia 20 de agosto de 1940. O líder comunista russo Leon Trótski recebe em sua casa um amigo, chamado Frank Jackson, quem disse que deseja mostrar-lhe um artigo. Quanto Trotski se senta para ler o artigo, pelas costas, Jackson aplica um golpe na cabeça com uma pequena picareta. O motivo? Trotski, depois de ser aliado de Stalin por muito tempo, já se havia convertido em inimigo político e precisava ser eliminado. Trotski apenas nunca imaginou que seu amigo Jackson seria a pessoa selecionada para acabar com a sua vida. Trotski ainda resistiria mais um dia e morreria apenas no dia seguinte.

No Salmo 55, Davi fala sobre a tristeza da traição vinda de um amigo. “Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!”

Este Salmo tem duas possíveis interpretações e é provável que as duas sejam corretas. A primeira delas é que Davi manifestava a tristeza que sentia pela perseguição sofrida pelo seu próprio filho, Absalão, quem queria matar o seu pai e tomar o seu trono. A segunda, é que possivelmente, o Salmo 55 seja uma profecia sobre a vinda de Jesus, que também seria traído por um amigo, Judas Iscariotes. E em minha simplicidade de conhecimento, creio nas duas versões.

E a conclusão? Traição é algo que traz tristeza e dor. Davi a sentiu. Jesus também. Certamente, você e eu não passaremos ilesos. Nós, no entanto, escolhemos a fidelidade. Não sejamos nós, um “Jackson”, um “Absalão” ou um “Judas”. Sejamos leais a nossos amigos. E especialmente, leais a Deus e a sua palavra.

Oração: Senhor, em um mundo corrompido haverão traições. Certamente eu serei traído por um amigo. No entanto, eu decido ser leal e fiel. Amém!

Versículo base: Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus! (NVI) Salmos 55:12-14


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *