Amar como a si mesmo

Conta-se que uma princesa decretou:
– “Me casarei com o homem que permaneça durante 100 dias e 100 noites, ao lado de fora do meu palácio, debaixo da minha sacada e não saia por nada.”
Muitos homens aceitaram o desafio. Mas pouco a pouco, cada um deles foi desistindo.
Um plebeu, no entanto, quem muito amava aquela princesa, decidiu ir e permanecer lá, durante 100 dias e 100 noites, conforme o decreto da princesa. Foram passando os dias e houve muito frio, neve, chuva, ventos e aquele homem permanecia lá. Todos os dias, a princesa saía do palácio e observava aquele homem, muitas vezes com frio, muitas vezes doente, mas sempre decidido a permanecer.
Quando chegou o último dia, faltavam apenas algumas horas, o povo todo se reuniu, esperando a conclusão do tempo para ver a princesa saindo ao encontro do único homem que ainda estava lá.
Faltando apenas 1 hora para finalizar o tempo, aquele homem deu meia volta e se foi, para espanto de todos os ali presentes.
Ao ser questionado, sobre sua desistência, depois de haver suportado 100 dias e 100 noites, suportado o frio, as chuvas, as noites geladas e faltando apenas 1 hora para terminar o tempo estabelecido pela princesa, aquele homem disse:
– “Alguém que pode ver-me passar por tanta dor, durante tanto tempo, e não faz nada para evitar, nem mesmo 1 hora do meu sofrimento, não me merece”.
Essa ilustração fala do amor próprio, sobre dar-se valor, e me faz lembrar de Efésios, capítulo 5, verso 33: “Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”. Este versículo revela o porque do desfecho da nossa história:
Ame a sua própria mulher como a si mesmo – o homem na ilustração mostrou amor pela princesa durante os 100 dias e 100 noites, mas também mostrou amor a si mesmo, amor este, que esteva disposto a dar a princesa. Você não pode amar a outro, senão amar-se a si mesmo.
A mulher reverencie o marido – na ilustração, não encontramos o mais mínimo ato de reverencia da princesa para com aquele homem.
Meu desejo é que cada casal possa viver Efésios 5:33, onde exista amor e reverencia, de maneira mutua.
Versículo base: “Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”. (ACF) Efésios 5:33