Amar a Deus, quando falta tudo?
Como amar a Deus, quando falta tudo?
O livro de Jó é um dos mais difíceis de compreender em toda a Bíblia. Como entender que Deus permitiu tantas desgraças na vida de um homem, que pelo relato encontrado, aparentemente não merecia? Como entender que Satanás se apresente diante de Deus, pedindo a permissão para destruir a vida de alguém, e Deus concede?
Mas se Deus permitiu, havia um propósito. E este propósito foi ensinar-nos. Talvez não havia nada para ensinar a Jó, mas havia muito para ensinar a você e a mim. E Jó nos mostrou isso quando, em meio ao seu sofrimento, disse algumas coisas como “o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (1:21), “tudo que Deus faz é bom. Tudo o que Deus permite é necessário” (2:10), e “sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (42:2).
Jó nos mostrou que é possível amar a Deus, mesmo quando falta tudo. Mas apenas é possível amar a Deus em uma condição assim, se podemos compreender sua soberania. E Jó sim, compreendia. O grande segredo da vida de Jó, nunca foi suportar a dor e o sofrimento, mas sim, compreender que Deus é soberano em todo o tempo.
Jamais poderemos compreender a soberania de Deus, se não estudarmos e meditarmos diariamente em sua palavra, se não o buscamos em oração ou se não vivemos em comunhão com a sua igreja. E se podemos entender que Ele é soberano, poderemos amá-lo em todos os momentos, até mesmo, quando falta tudo.
Oração: Senhor, quero aprender e compreender a tua soberania. E amar-te em todos os momentos, apesar das circunstâncias. Amém!
Versículo base: “Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. O que ele derruba não se pode reconstruir; aquele a quem ele aprisiona ninguém pode libertar.” (NVI) Jó 12:13-14