Agi como insensato e ignorante, como um animal irracional

Simbolo da inquisição

No dia 15 de julho de 1834, finalmente foi oficialmente abolida a Inquisição espanhola, aquela que possivelmente, é a maior mancha na história da Igreja no mundo. A inquisição foi responsável por um sem número de mortes e assassinatos em nome de “Deus”, especialmente de descendentes de judeus e muçulmanos. O escudo da inquisição tinha a cruz de Cristo no centro e aos lados, uma espada simbolizando o castigo para os não-conversos e o ramo de oliveira, simbolizando o perdão aos arrependidos. Na borda o escrito em latim: “Exurge Domine et judica causam tuam. Psalm. 73” o que traduzido ao português significa “Levantai-vos, ó Deus, e defendei a vossa causa, Salmo 73“, fazendo referencia a um versículo da Bíblia Ave Maria, o Salmo 73:22 que contém as mesmas palavras.

O mais interessante, no entanto, é que em nossa Bíblia, o Salmo 73:22 é completamente diferente e curiosamente, traz aquela que poderia ser a melhor definição do que foi a inquisição. O versículo diz: “Agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional.”

Não é casualidade. Não é coincidência. Nosso Deus de maneira muito clara e direta nos mostra que a inquisição foi um grande erro. Ninguém pode converter-se com uma espada no pescoço ou amarrado a uma fogueira. Deus quer corações sinceros que o busquem e não escravos que o sirvam por medo. Vou citar apenas 3 versículos que comprovam o que estou afirmando e que parecem nunca terem sido considerados pela inquisição:

  • Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Jeremias 29:13
  • Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11: 6
  • E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma. Deuteronômio 4:29

Que Deus nos perdoe por tanto sangue derramado pela igreja em seu nome. E que possamos os cristãos de hoje pregar apenas o amor, a graça de Cristo, a misericórdia e nossa liberdade. Finalmente, “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” diz Gálatas 5:1.

Oração: Senhor, te peço perdão pelas mãos que derramaram sangue inocente em teu nome, pela ignorancia e desconhecimento da tua palavra. Hoje, quero pregar o amor, a graça de Cristo, a misericórdia e a liberdade para a qual fomos libertos. Amém!

Versículo base: Agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. (NVI) Salmos 73:22


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *