Admita: você é preconceituoso
Por favor, admita: você é preconceituoso.
Segundo o dicionário, preconceito “é um sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio”. E todos nós, em algum momento, fazemos uma generalização apressada em consequência de alguma experiência pessoal ou imposta pelo meio.
Seu preconceito pode ser pela condição social de alguém, pela sua nacionalidade, pelo seu partido político ou por sua crença religiosa. Pode ser pelo seu físico, pelo sotaque, pelo círculo de amigos ou por seus familiares. E talvez, enquanto lê esta meditação, está buscando em sua mente os fundamentos que justificam o seu preconceito.
Preconceito é juízo. Quando eu estabeleço que alguém é de determinada por maneira por uma razão indireta, estou julgando e condenando essa pessoa. E a Bíblia condena o juízo. E ainda que pareça óbvio que alguém que anda com viciados, provavelmente seja também um viciado, eu não saberei a verdade, até ver e saber que de fato, esta pessoa está consumindo drogas. E preciso aprender a controlar meus pensamentos de juízo.
Eu tenho lutado contra meus preconceitos. Não é algo fácil. Mas quando os pensamentos de juízo vem a minha mente, eu simplesmente os entrego ao Senhor. Quero ser livre do preconceito e do juízo. E que cada um responda diante do Senhor pelos seus atos.
Oração: Senhor, livra-me de todo preconceito. Tira de mim o hábito de julgar situações das quais não conheço nenhuma evidência clara. Livra-me de todo o juízo. Amém.
Versículo base: Parem de julgar pelas aparências e julguem com justiça. (NTLH) João 7:24