Acumuladores

Anotando as ofensas recibidas. Efésios 4:31

Acumuladores compulsivos são pessoas que sofrem de um transtorno psicológico em que são incapazes de desfazer-se de qualquer objeto ou pertence. Quanto maior o grau do transtorno, mais acumulam ao ponto de viver em meio ao lixo. Em muitos casos, os acumuladores se consideram “colecionadores”, no entanto, o disturbio não permite que percebam que ultrapassaram (e muito) o limite de uma “coleção”. No geral, suas casas são inabitáveis, onde mesas, cadeiras ou sofás não podem mais ser usados para comer, sentar ou trabalhar, visto que estão tomados de coisas. Em casos mais extremos, nem mesmo uma cama está disponível para dormir, devido ao acumulo de objetos e lixo.

Talvez eu e você não sejamos acumuladores compulsivos, ainda que, muitas vezes, insistimos em guardar aquela caixa, o sapato que nunca usamos ou o pote de margarina. No entanto, podemos ser acumuladores de ressentimentos, de raiva, de falta de perdão. Talvez, eu ou você sejamos acumuladores de tristezas, decepções e frustrações. Acumulamos uma lista de ofensas, palavras ditas contra nós e não nos libertamos delas.

Lembro que uma vez, alguém me disse que eu era um “imbecil, idiota, estúpido e fanático”. Essas 4 palavras e nesta ordem. Durante anos eu me repetia essas mesmas palavras, nesta mesma ordem, cada vez que algo saia errado. Até que finalmente eu entendi que era um acumulador de ofensas. Com frequência eu acabo caindo no mesmo erro, com novas ofensas que são dirigidas a mim. É uma luta que ainda não terminei de vencer.

Se você sofre com essa mesma luta, esta reflexão é para você. Identifique aquilo que você tem “acumulado” e liberte-se.

Oração: Senhor, quero ser livre da coleção de ofensas que eu guardava. Não quero acumular palavras ditas contra mim. Meu desejo é ser livre de toda amargura. Amém!

Versículo base: Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. (NVI) Efésios 4:31


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *