Aconteceu ontem
Ontem à noite, um entregador de pizza não conseguiu chegar a tempo para fazer uma entrega, pois chovia muito, as ruas estavam escorregadias e o trânsito pesado. Quando ele chegou, o cliente já não quis receber o pedido e esse entregador teve o valor da pizza descontado do seu salário. Também ontem, em um restaurante, a garçonete que havia apanhado do marido na noite anterior não conseguiu ser eficiente ao atender um cliente, que reclamou dela para o gerente do local e ela foi demitida. E ainda ontem, a empregada doméstica de uma família, estava sonolenta e descuidada, pois passou a noite em claro cuidando do seu bebê com febre, e escutou humilhações da sua patroa com palavras como “imprestável” e “incapaz”.
Essas histórias aconteceram ontem e vão acontecer novamente no dia de hoje. E amanhã também, elas se repetirão. Porque elas acontecem todos os dias. Essas histórias não precisam de nomes, local e data. Elas sucedem a todo momento, em qualquer lugar deste mundo, que está repleto de pessoas egoístas, insensíveis e sem qualquer empatia para com o próximo.
E o que podemos fazer você e eu? Podemos renunciar aos nossos “direitos” e colocar-se no lugar do outro. Quando você não for bem atendido, lembre-se que você não conhece as circunstâncias que podem estar por trás de um mau atendimento. Nem sempre será má vontade, preguiça ou descaso. A raiz pode ser muito mais profunda.
Finalmente, lembre-se do que aprendeu na palavra de Deus: “como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.”
Oração: Senhor, eu quero ter um coração como o teu, cheio de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Me ajuda a ver além do que os meus olhos podem ver, na vida do meu próximo. Amém.
Versículo base: Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. (NVI) Colossenses 3:12-13