A viúva negra

Computador com botão de Fake News e outro para Facts. Provérbios 19: 5

A aranha da espécie Latrodectus Mactans, mais conhecida como “viúva negra”, é um ótimo exemplo do que são as “fake news”. Esta aranha é conhecida por supostamente matar e comer seu parceiro, após a copula. Mas está é apenas uma “meia-verdade”. E uma “meia-verdade” é uma mentira completa.

A grande verdade é que a Viúva Negra não mata o seu parceiro. Ele morre acidentalmente. A questão é que depois da ejaculação, o macho costuma mover-se bruscamente o que provoca a quebra do seu aparelho reprodutor, o bulbo. Com isso, o macho morre por hemorragia e então, e só então, a viúva negra aproveita este alimento fresco, uma vez que ela necessita do mesmo para repor as energías depois da cópula.

Trazendo esta questão para nossa realidade, me dou conta de que vivemos um tempo onde o compartilhamento de “fake news” sobrepõe a busca pela verdade. Recebemos algo em nosso celular que difama a vida de alguém e reenviamos sem qualquer análise ou questionamento se aqueles fatos são ou não são verdadeiros. Esquecemos que até os ditados populares ensinam que “nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que balança cai”.

A Bíblia é ainda mais dura com relação a isso. Em Provérbios 19: 5 diz que “a testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras não sairá livre.” Podemos parafrasear este versículo dizendo que “aquele que envia Fake News nas redes sociais não sairá livre.”

Oração: Senhor, eu não quero ser aquela pessoa que compartilha falsas notícias nas redes sociais. Quero sempre buscar a verdade. Amém!

Versículo base: “A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras não sairá livre.” (NVI) Provérbios 19: 5


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *