A vaca e o penhasco

Este é um conto bem conhecido. Um mestre e seu discípulo visitaram uma família muito humilde que vivia no campo. A família era formada por um casal e seus três filhos. Eles eram realmente muito pobres, estavam mal vestidos e um semblante de tristeza tomava conta dos seus rostos. O mestre então perguntou, como eles podiam sobreviver se não havia comercio ou indústria na região. Eles então responderam:
– “Nós temos uma vaca que nos dá leite todos os dias. Uma parte do leite nós vendemos e com o dinheiro compramos pão e arroz, e outra parte nós consumimos.”.
O mestre então se despediu da família junto com seu discípulo e retomaram o caminho. Enquanto caminhavam, o mestre disse ao seu discípulo:
– “Quando anoitecer, quero que volte lá, pegue a vaca e a leve para o penhasco. Então quero que a empurre, para que caia no precipício”.
O jovem ficou muito triste e assustado com a ordem do seu mestre, mas fez tal como ele havia ordenado. E o mestre e seu discípulo foram embora.
Passou um ano e aquele discípulo nunca esqueceu o que havia feito. Culpando seu mestre, decidiu abandona-lo e retornar para com aquela familia para pedir perdão e tentar reparar o dano que lhes havia causado. Quando chegou naquele mesmo lugar, o discípulo não podia acreditar no que estava vendo: a família ainda estava lá, mas agora estavam bem vestidos, sua casa era bonita, haviam plantações de toda espécie de árvores, frutos e cereais. Eles estavam melhor do que nunca. Foi quando ele perguntou:
– “Como foi que vocês fizeram para ter tudo isso?”
O pai respondeu:
– “Nós tinhamos uma vaca que nos dava leite e dela vivíamos. Uma noite, ela escapou e caiu no penhasco. Sem a vaca, nos vimos forçados a fazer outras coisas para viver e descobrimos que podíamos fazer muito mais do que fazíamos”.
Conheço essa experiência de ver a “vaquinha” cair do penhasco. E aprendi a não me acomodar, a ser recursivo e principalmente, a saber que Deus é o meu provedor, é o meu Jeovah Jiréh. Por isso, se sua “vaquinha” caiu no penhasco, não se desespere. Busque a Deus e peça que ele lhe mostre o que fazer.
Oração: Senhor, quero aprender a ser recursivo. Não quero acomodar-me. Mostra-me o que devo fazer. Amém!
Versículo base: “Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.” Neemias 6:9