A Torre de Babel existiu?
Embora eu acredite que a nossa fé exige a crença literal da Bíblia, ou seja, de que tudo ali relatado é 100% verdade e de fato aconteceu, nunca deixa de ser interessante investigar e questionar-se sobre confirmações da veracidade das suas histórias. E uma das mais fascinantes histórias da Bíblia é a da torre de Babel, relatada em Gênesis, capítulo 11. O relato diz que a torre chegou a ter 2,5 km de altura. Isso significaria que ela seria quase 3 vezes mais alta que o edifício mais alto do mundo na atualidade, o Burj Khalifa. Impressionante, não é?
Como a Bíblia relata que a torre foi construída com tijolos, alguns pesquisadores queriam descobrir qual a altura máxima que um tijolo, feito de argila como na época, poderia suportar. Usando um equipamento que mede a resistencia dos tijolos, o resultado foi que a torre suportaria apenas 150 metros, muito menos que os 2500 metros que supostamente a torre alcançou. No entanto, revisando as escrituras, estes mesmos especialistas encontraram um detalhe interessante em Gênesis 11, no versículo 3 que dizia: ” ‘Vamos fazer tijolos e queimá-los bem’. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa.” Ao repetir o experimento, chegaram a conclusão que o tijolo queimado com piche poderia resistir até 3 km de altura, passando em até 500 metros a altura da Torre de Babel.
Eu não preciso da confirmação de “especialistas” para acreditar na Bíblia. Mas me impressiona ver que a Bíblia não pode ser negada, nem mesmo quando são feitos estudos por cientistas. Por mais absurda que possam parecer histórias como a Arca de Noé, a Torre de Babel, o mar se abrindo, as 10 pragas do Egito ou a morte e ressurreição de Cristo, ainda não foi possível negar a veracidade de nenhum destes registros bíblicos. E nunca será!
Oração: Senhor, eu creio na tua palavra e não preciso de especialistas para isso. Mas sou grato porque mesmo a ciência não pode negar as tuas escrituras. Amém!
Versículo base: Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. (NVI) Hebreus 4:12-13