A roupa do rei
Muito provavelmente você já conhece o conto sobre o rei, muito vaidoso, que caiu no engano de um bandido que lhe vendeu uma roupa invisível. “Consigo tecer uma roupa que somente os inteligentes conseguem ver”, afirmou o impostor. Então o rei, para não confessar sua suposta ignorancia, afirmava ver a roupa, quando em realidade não via nada. Da mesma forma, cada um dos seus súditos era incapaz de dizer a verdade ao rei, para não parecer ignorante. Então, o rei passeava nu, exibindo sua “vestimenta invisível“, que em realidade, não era mais do que uma grande farsa.
Fico pensando então no quanto nosso mundo está repleto de reis, vestidos da sua própria ignorancia. Pois não falta ignorancia em nosso mundo. Especialmente em relação as coisas de Deus.
Vejo “reis” vestidos de “a igreja é para pessoas ingênuas e torpes”. Ou “reis” vestidos de “eu posso fazer isso sozinho”. Ou quem sabe ainda, vestidos de “a Bíblia é um conto de fadas”. Estes reis, caminham com a cabeça erguida, desfilando em sua própria soberba, mas estão apenas vestidos de ignorância. Essa suposta sabedoria, inteligência ou “clareza” sobres as coisas da vida, na verdade, é sua vestimenta de ignorância.
O conto termina quando uma criança, inocente e sincera grita: “o rei está nu”. Então um após outro, cada um confessou que não podia ver a roupa do rei. E a farsa acabou.
Acho interessante este conto porque a Bíblia diz que devemos ser como crianças para poder chegar ao reino dos céus. “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus”, Mateus 18: 3.
É você, um rei vestido de ignorância, ou uma criança que pela sua sinceridade de coração verá o reino de Deus?
Oração: Senhor, eu quero ser como criança, para poder entrar no teu reino. Me ajuda a identificar as vestes de ignorancia que ainda tenho. Amém!
Versículo base: Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?” Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo. (NVI) Mateus 18: 1-5