A porca lavada voltou a revolver-se na lama

A porca lavada voltou a revolver-se na lama

Um provérbio turco diz: “Quando um palhaço se muda para um palácio, ele não se torna um rei. O palácio é que se transforma em circo.” E não quero aqui colocar em jogo se é melhor ser um palhaço ou um rei, ou se é melhor o circo ou um palácio. Mas o ditado me faz lembrar de um versículo bíblico que diz: “Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: “O cão voltou ao seu vômito” e ainda: “A porca lavada voltou a revolver-se na lama. Porque a mensagem é a mesma: sem mudar a sua essência, sem uma transformação profunda no seu interior, você voltará a fazer as mesmas coisas que fazia antes.

O contexto bíblico dos provérbios citados em 2 Pedro é uma séria advertência. Pedro adverte sobre o perigoso que pode ser voltar a praticar os mesmos erros que já praticávamos antes: “Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio“. Pedro considera a recaída algo tão serio que agrega: “Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido“.

Eu preciso saber que sem uma completa transformação da minha mente e coração, eu voltarei a cometer os mesmos erros que cometia antes. E a minha mente e coração são transformados pela oração e leitura diária da palavra de Deus. Não há outra forma, não há outra maneira. Sem uma decisão firme de leitura, meditação e oração diárias, você será o palhaço no palácio, transformando ele em um circo ou como a porca lavada que volta a revolver-se na lama.

Oração: Senhor, eu reconheço que minha mente e coração precisam ser transformados, para que eu não volte a cometer os mesmos pecados de outrora. Amém!

Versículo base: Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: “O cão voltou ao seu vômito” e ainda: “A porca lavada voltou a revolver-se na lama”. (NVI) 2 Pedro 2:20-22


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *