A parábola do grão de mostarda e do fermento
Em Lucas, no capítulo 13, Jesus faz duas ilustrações muito interessantes para falar sobre o Reino de Deus.
Na primeira, ele compara o Reino de Deus com um grão de mostarda:
“É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu se fizeram ninhos em seus ramos.”
Lucas 13:19
E na segunda, ele compara o Reino de Deus com o fermento:
“É como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada“.
Lucas 13:21
Interessante observar que nas duas ilustrações, Jesus faz referencia a algo pequeno, que cresceu e tornou-se maior do que era a princípio.
O grão de mostarda era pequeno e insignificante, e logo, ele cresceu e tornou-se uma grande árvore, onde até os pássaros fazem ninho em seus ramos. Da mesma forma, você e eu, somos pequenos e insignificantes, mas se crescemos em Deus, podemos impactar a vida de muitos a nossa volta.
Por outro lado, o fermento, ao ser misturado com a farinha, fermentou toda a massa. E aqui, Jesus fala de como nós podemos influenciar as pessoas em nossa volta. E se somos “fermento”, nosso impacto na vida do próximo será de crescimento.
Eu sou pequeno e insignificante. Mas em Deus, posso crescer e servir de apoio para muitos. Posso contagiar pessoas a minha volta e impactar suas vidas. Mesmo sendo pequeno e insignificante.
Oração: Senhor, sei que em ti, posso impactar a vida de muitas pessoas. Quero ser usado por ti, para levar crescimento a vida dos demais. Amém.
Texto base: Então Jesus perguntou: “Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu se fizeram ninhos em seus ramos”. Mais uma vez ele perguntou: “A que compararei o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada”. (NVI) Lucas 13:18-21