A parábola da ovelha perdida
Certamente uma das parábolas de Jesus mais conhecidas da Bíblia: a ovelha perdida. Conta-se que um bom pastor tinha 100 ovelhas e uma delas se perdeu. O pastor então, deixa as 99 asseguradas e vai em busca da ovelha que está perdida. Ele não desiste da sua busca até que a encontra. Logo, ele a coloca sobre os ombros e a leva para casa, e quando chega, reúne seus amigos e vizinhos para celebrar a volta da ovelha.
Quero trazer hoje aqui algumas considerações sobre esta parábola, que devemos trazer para a nossa vida cristã, desde 4 aspectos diferentes:
1ª – Uma ovelha se perdeu – relato não dá importância sobre a forma ou a razão pela qual ela se perdeu e faz ênfase na única coisa que importa: há uma ovelha perdida, que precisa ser resgatada. Não poucas vezes, nos tornamos juízes dos perdidos e nos conformamos com pensar que “ele se perdeu porque quis“, ou “foram as suas escolhas“. Na verdade, não importa o que foi feito, a única coisa que realmente importa é que uma ovelha está perdida e precisamos ir buscá-la.
2ª – Uma decisão precisa ser tomada – o pastor tinha outras 99 ovelhas para cuidar. Buscar a ovelha perdida não era algo para fazer “quando houver tempo“. Era necessário tomar a decisão de ir buscá-la, de deixar as 99 asseguradas no curral e sair a buscar aquela que estava perdida. A decisão precisa ser tomada de maneira imediata ou do contrário, poderia já ser tarde demais.
3ª – É preciso sair a buscar – o pastor sai em busca da ovelha perdida. Ele vai até a ovelha, e não é a ovelha que vem até ele, arrependida. E foi exatamente o que Cristo fez por nós. Ele veio ao nosso encontro, entregou sua vida por nós, sem que nós fôssemos primeiro a ele. Porque então queremos nós ficar esperando que a ovelha perdida regresse? Não deveríamos nós mesmos ir a buscá-la?
4ª – A alegria da redenção – há grande alegria depois que a ovelha é resgatada. Alegria que talvez seja pouco celebrada no meio cristão e muito celebrada nos céus. Não poucas vezes, nossa posição, em lugar da alegria é de dúvida e questionamento: “se arrependeu mesmo?“, “acho que é só fingimento“.
Você conhece alguém que se perdeu? Meu desejo é que, a partir desta parábola, você e eu possamos mudar a forma como atuamos em relação a aqueles que estão perdidos.
Oração: Senhor, não quero ser daqueles que ignora os perdidos, fundamentado em justificações. Quero agir de maneira oportuna, sair a buscar os perdidos e alegrar-me pela sua salvação. Amém.
Texto base: Então Jesus lhes contou esta parábola: “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”. (NVI) Lucas 15:3-7