A parábola da dracma perdida
A parábola da dracma perdida foi a segunda contada por Jesus em Lucas, no capítulo 15. Nesta ilustração ele fala sobre uma mulher que tinha 10 dracmas, ou 10 moedas. Cada moeda representava 1 dia de salário, um dia de trabalho. Ao perder uma delas, ela varre toda a casa, e não descansa até encontra-la. E quando a encontra, chama suas amigas e vizinhas para celebrar com elas.
Existem muitas lições ou ensinamentos em uma história tão curta. Mas quero trazer aqui um único ponto, muito importante, que nem sempre é considerado. A moeda perdida é aquele que se perdeu dentro da nossa casa, em nossa família, em nosso lar. E o que devemos fazer quando isso acontece? É simples: arrume a sua casa.
Se alguém dentro da nossa casa se perde, precisamos ver o que está fora de lugar, precisamos varrer a casa, tirar a sujeira para fora e levantar os móveis para encontrar o que há debaixo deles. Quando alguém se perdeu dentro de nossa própria casa, este é o lugar que precisa ser tratado, limpado, renovado.
Alguém se perdeu dentro da sua casa? Peça a Deus que revele o que precisa ser feito. Faltam momentos de oração em família? Não existe diálogo? Falta respeito? São escassos os bons exemplos? Aquilo que se perdeu está no meio desta desordem. Faça o que deve ser feito e coloque sua casa em ordem.
Oração: Senhor, quero colocar minha casa em ordem. Revela-me Senhor, o que tem faltado no meu lar e o que precisa ser eliminado. Amém.
Texto base: “Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. (NVI) Lucas 15:8-10