A motivação para obedecer

Existem muitos fatores que podem motivar a obediência as leis, sejam elas as leis vigentes em seu país, ou até mesmo, as leis de Deus.

O temor as consequências pode ser um deles. Obedecemos as leis porque sabemos que se não o fazemos, haverão consequências. É possível que alguém não roube, não porque não tivesse vontade ou a capacidade de fazê-lo, mas sim, por medo de ir a prisão. Por isso existe o ditado: “a oportunidade faz o ladrão”. Se eu sou alguém que não rouba apenas pelo medo de ser preso, quando vejo que há uma oportunidade de roubar, sem ser descoberto, é muito provável que o faça.

Outro motivador para a obediência é a expectativa de receber algo em troca. Sou contratado em uma empresa, e obedeço aos meus superiores, porque espero receber meu salário no fim do mês, e a médio ou longo prazo, espero receber uma promoção, um bônus anual, um reconhecimento, etc.

Nosso Deus, no entanto, não espera de nós, que o obedeçamos por medo as consequências ou pela expectativa de receber algo em troca. Ele espera que o façamos por amor: “Amar a Deus significa obedecer a seus mandamentos”, nos traz 1ª João 5, verso 3. Em 1ª Coríntios 13, no verso 3, encontramos que “se eu desse tudo que tenho aos pobres e até entregasse meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, de nada me adiantaria”. E finalmente, em João 14, no verso 21, encontramos ao próprio Jesus dizendo:  “Aqueles que aceitam meus mandamentos e lhes obedecem são os que me amam”.

Meus irmãos e irmãs, a conclusão é esta: eu posso obedecer as leis de Deus sem amá-lo, motivado pelo temor ou porque desejo receber algo em troca. Mas não posso amar a Deus, sem obedecer a sua palavra. E é a obediência por amor a que verdadeiramente agrada a nosso Deus.

Oração: Senhor, eu quero obedecer os teus mandamentos exclusivamente por amor. Que não seja o temor ou a expectativa de receber algum prêmio, a minha motivação para obedecer a tua palavra. Revela-me Senhor, se tenho tido a motivação incorreta. Amém.

Texto base: Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus. E todo aquele que ama o Pai também ama os filhos dele. Sabemos que amamos os filhos de Deus se amamos a Deus e obedecemos a seus mandamentos. Amar a Deus significa obedecer a seus mandamentos. E seus mandamentos não são difíceis. (NVT) 1 João 5:1-3

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *