A morte de Cristo

A Cruz de Cristo. Efésios 2:8

A crucificação e morte de Cristo certamente foi o maior acontecimento da história da humanidade. O sacrifício de Jesus na cruz pagou a dívida de toda a humanidade e por meio dele nos temos acesso a salvação. Esse acontecimento, a aproximadamente 2 mil anos atrás, nos tirou da morte para a vida e deu para a humanidade o maior de todos os presentes: a vida eterna.

E embora, excluindo a Bíblia, não são abundantes os registros históricos da morte de Cristo, os historiadores na sua grande maioria concordam que a morte de Jesus de fato aconteceu. E que foi na semana de Páscoa. Falando especificamente de registros comprovados, algumas inscrições encontradas em Caesarea Maritima, confirmam que Pôncio Pilatos de fato existiu e que era o governador romando, na época de Tiberio. Também um historiador romano, de nome Tácito, escreveu sobre “a morte na cruz de uma pessoa que era chamada de Messias sob o reinado de Tibério pelo governador Pôncio Pilatos”.

No entanto, não precisamos de mais registros além da Bíblia. Eu gosto muito do texto de Efésios 2: 8 que diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Gosto muito desse versículo, porque nesse verso eu aprendo duas coisas muito importantes:

  1. A salvação é de graça: pela graça sois salvos, ou seja, não há merecimento algum da minha parte ao receber esta dádiva. No final ainda reforça essa tese dizendo que “isto não vem de vós, é dom de Deus”. Somente por Deus e pela sua graça eu sou salvo.
  2. Por meio da fé: a fé é um pré-requisito. Eu preciso crer pela fé, e não pelos registros históricos ou pela palavra de um historiador. A fé é o meio pelo qual eu tenho acesso a essa graça, citada no ponto 1.

Hoje relembramos a morte de Cristo, o sacrifício que nos trouxe a salvação e a vida eterna. A nossa parte é a fé. A fé de que Cristo morreu por nós, de que foi real, que de fato aconteceu. Se em algum momento você duvida, não duvide mais. No grandioso plano da salvação, crer foi a parte que nos tocou. E certamente, foi a parte mais fácil.

Oração: Senhor, eu decido crer na sua vinda, morte e ressurreição. E creio que por meio desse sacrifício, eu tenho a salvação. Amém!

Versículo base: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” (NVI) Efésios 2: 8-9


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *