A lei substituiu a honra?

Homem recusa suborno, por honra.

Explicar honra talvez seja algo complexo ou difícil. Segundo o dicionário é um “princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade”. No entanto, poderia ser definida como “regras que uma pessoa segue, sem que estejam escritas”. Pois tenho honra, quando faço o que é certo, mesmo quando ninguém está vendo ou tenho certeza da ausência de punição. Honra, é respeitar o limite de velocidade, mesmo quando não há um radar ou um policial. Honra é não falar mal de alguém pelas costas. Honra é pagar uma dívida, mesmo que não exista uma nota promissória ou qualquer documento de cobrança.

Quando olhamos a história, vemos que no passado, a honra tinha muito mais valor do que hoje em dia. Guerreiros, por exemplo, não matavam um oponente desarmado por questões de honra. Também negócios eram tratados apenas de palavra, ou no “fio do bigode” como ensina a expressão. E eram honrados.

Acredita-se então que a lei substituiu a honra. Pois a lei impõe o seu cumprimento pela força. Logo, a honra passou a ser “desnecessária” e não mais ensinada de pai para filho. Aprendemos a obedecer as leis, pois do contrário, seremos punidos, e não por honra.

A Bíblia no entanto, nos diz que “a honra é herança dos sábios”. E que grande alegria é para um pai, formar filhos que seguem as leis, não por medo a punição, mas sim, por honra. Filhos que obedeçam as leis, mesmo quando ninguém está vendo, simplesmente porque é o correto a se fazer. Apenas porque sua honra exige.

E a estes, o Senhor chama SÁBIOS!

Leia também: Maridos, tratem suas esposas com honra

Oração: Senhor, quero ensinar aos meus filhos a obediencia pela honra e não, pelo temor a punição. Essa é a herança dos sábios. Amém!

Versículo base: A honra é herança dos sábios, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo. (NVI) Provérbios 3:35

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *