A importância da unidade do casal
Aconteceu no dia 28 de julho de 2010. A arrogância de um experiente piloto, foi decisiva para a queda de um Airbus A321-200, com 146 passageiros e 6 tripulantes a bordo.
Desde o momento da decolagem, o capitão mostrou descontentamento com seu copiloto e sua falta de experiência na aeronave. A atitude do capitão, durante todo o trajeto, foi de humilhar e criticar duramente as habilidades do copiloto. Esta postura do capitão teve grande impacto no seu copiloto, gerando insegurança. A situação tornou-se mais crítica quando, próximos a aterrisagem, as condições climáticas eram as piores possíveis e o capitão toma decisões erradas quanto a aproximação, além de cometer erros na configuração da rota e do piloto automático. No entanto, o copiloto, diminuído pelos comentários do seu superior, não foi capaz de questionar adequadamente as decisões de seu capitão, o que poderia ter evitado o acidente. Finalmente, o avião chocou-se contra as montanhas e todos os passageiros e tripulantes morreram.
Esta história, me faz pensar que o mesmo pode acontecer com muitos casais. Quando um dos cônjuges é arrogante, e constantemente humilha e diminui o seu par, a comunicação do casal se vê afetada e comprometida. Assim, as decisões passam a ser tomadas de maneira unilateral, afetando toda a família. Um homem ou uma mulher diminuído pelo seu parceiro, se sente intimidado para expor suas ideias e questionar o rumo tomado pela família.
Jesus, respondendo a algumas perguntas de um grupo de fariseus, citou as escrituras dizendo: “o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne“. Isso significa, que junto com nosso cônjuge, somos uma UNIDADE e não mais dois seres independentes. E torna-se necessário que exista harmonia de pensamento nesta unidade, “tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.” (Filipenses 2:2).
Qual tem sido sua atitude para com seu cônjuge? Um atitude de respeito e inclusão na tomada de decisão? Ou sua atitude tem sido de arrogância e humilhação?
Oração: Senhor, quero ter uma atitude de respeito e inclusão com meu cônjuge, na condução da minha família. Abre os meus olhos, para que eu possa perceber quando sou arrogante. Amém.
Versículo base: Eles disseram: “Moisés permitiu que o homem desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora”. Respondeu Jesus: “Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês. Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”. (NVI) Marcos 10:4-9