A importância da leitura
Alguém perguntou a um professor de Harvard, a universidade com maior prestigio em todo o mundo, qual ele considerava a principal diferença entre um estudante de Harvard, versus um estudante de qualquer outra universidade no mundo.
E sem que fosse necessário pensar muito, aquele professor respondeu:
– “Os alunos de Harvard leem muito”.
Qualquer um pensaria que sua resposta teria sido o método de ensino ou os renomados professores. Alguém pensaria que o segredo de Harvard poderia ser o seu diferenciado currículo acadêmico, sua infraestrutura ou o alto grau de exigência para com seus alunos, mas a resposta foi algo muito mais simples, e que na verdade, poderia ser “copiado” por qualquer pequena universidade no mundo: os alunos leem muito.
Nós subestimamos o poder da leitura. A leitura nos ajuda a melhorar o nosso vocabulário, a desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio. A leitura nos faz mais criativos, menos estressados e com maior controle sobre nossas emoções. Ela melhora nossa memoria, desenvolve nossa capacidade de interpretação de textos e contextos e amplia nosso conhecimento nas mais diversas áreas. E a leitura é acessível a grande maioria da população. Finalmente, o preço médio de um livro é muito próximo ao custo médio de uma pizza.
E se a leitura por si só é tão rica em benefícios, quanto mais não será, a leitura da palavra de Deus. Some todos os benefícios anteriores a muitos outros, com maior relevância como conhecer mais a Deus, ter maior intimidade com o Espírito Santo, desenvolver os dons do Espírito e ter o seu caráter transformado.
Termino esta reflexão desafiando você a ler, pelo menos um livro cada mês e a palavra de Deus todos os dias. Que você se proponha ser um ávido leitor. Como se fosse, um aluno de Harvard.
Oração: Senhor, eu quero ser um ávido leitor. A leitura foi criação tua, para nos ensinar, moldar e transformar. Me ajuda Senhor, a desenvolver este hábito tão importante, que trará benefícios em todas as áreas da minha vida. Amém!
Versículo base: Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. (ACF) Romanos 15:4