A cobra e o serrote
Conta-se que uma cobra gigante, durante a noite, entrou em uma oficina. Ela passou rastejando próximo a um serrote e se cortou. Revoltada, a cobra mordeu o serrote e cortou a sua boca. Então, ela decidiu se enrolar no serrote para sufocá-lo até a morte. E então, o serrote a cortou tanto que a cobra morreu.
Essa breve ilustração nos mostra a consequencia que pode ter as discussões inúteis e sem sentido. No entanto, nós as temos todos os dias. Em especial com a familia, as discussões tolas e inúteis são frequentes. E isso acontece porque não conseguimos nos dominar.
O versículo base de hoje é um pedido de Paulo ao jovem impetuoso Timóteo. “Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas”. E logo na sequencia, Paulo cita a palavra mágica para evitar as discussões: paciência.
É preciso escolher as batalhas corretas. Evitar as discussões tolas e lutar apenas por coisas realmente importantes e significativas. As brigas e discussões apenas trazem desgaste nas relações. E isso não agrada ao Senhor.
Oração: Senhor, quero aprender a ser paciente e evitar as discussões tolas. Da-me da tua paciência que vem do alto. Amém.
Versículo base: Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. (NVI) 2 Timóteo 2:23-24