A cidade que expulsou a Jesus
No final do capítulo 8 de Mateus, existe um relato muito interessante. Jesus havia cruzado o mar da Galileia e chegado a região de Gadara, onde dois endemoninhados saem ao seu encontro. A Bíblia traz dois detalhes importantes sobre estes endemoninhados: eles viviam no cemitério e eram violentos. O que podemos então observar é que estes dois homens haviam sido completamente rejeitados pela cidade. Eles viviam no cemitério, e estavam em uma condição deplorável. Ademais, eram violentos, e representavam um perigo para qualquer pessoa que com eles se encontrasse. Jesus então, expulsa os demônios daqueles homem e ordena que entrem em alguns porcos que ali estavam. Os porcos então se lançaram de um precipício.
Aquela cidade então agora estava segura. Os dois homens, antes violentos e rejeitados, poderiam reintegrar-se a sociedade e isso traria grande alegria a todos, certo? Errado! Quando a noticia do que havia acontecido chegou aos moradores daquela cidade, a Bíblia conta que “toda a cidade saiu ao encontro de Jesus, e quando o viram, suplicaram-lhe que saísse do território deles”. Sim, Jesus foi expulso daquela cidade pelos seus moradores.
A reação daquela cidade me traz inquietação. É possível que aquela cidade não desejasse a reintegração daqueles homens e talvez teriam ficado mais felizes com a morte deles. Talvez aquela cidade já se havia acostumado com a maldade a tal ponto de não agradar-se de alguém que chegasse para interferir em “como as coisas estão”. Quem sabe ainda, tiveram medo de que Jesus pudesse ver também a maldade deles. O fato é que Cristo não foi bem vindo, a transformação de Jesus foi rejeitada e eles escolheram o mal.
Você tem medo da transformação que Cristo pode fazer na sua vida? Pensar que Cristo pode acabar com aquele seu vicio ou com as amizades inapropriadas tem te mantido longe de Jesus? E se Cristo vier e mudar seu trabalho? E se Ele te levar para outra cidade em um apartamento menor e mais humilde?
Não expulse Jesus da sua vida, como fizeram os gadarenos! Antes, pelo contrário, convide-o a que permaneça para sempre.
Oração: Senhor, talvez eu tenha medo das mudanças que podes fazer na minha vida. Mas ainda assim, te peço que permaneças em mim, e transforme o que precisa ser transformado. Amém!
Versículo base: Quando ele chegou ao outro lado, à região dos gadarenos, foram ao seu encontro dois endemoninhados, que vinham dos sepulcros. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho. Então eles gritaram: “Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo?” A certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios imploravam a Jesus: “Se nos expulsas, manda-nos entrar naquela manada de porcos”. Ele lhes disse: “Vão! ” Eles saíram e entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e morreu afogada. Os que cuidavam dos porcos fugiram, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o que acontecera aos endemoninhados. Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus, e quando o viram, suplicaram-lhe que saísse do território deles. (NVI) Mateus 8:28-34