A busca do homem por Deus

Quando morei no Peru, tive o privilégio de viajar para ver de perto as linhas de Nazca, no deserto de Sechura, ao sul do país. As linhas são geoglifos, feitos no solo do deserto, que dão forma a desenhos de animais ou formas geométricas. As linhas foram desenhadas pela cultura nazca entre os anos 500 a.c. e 500 d.c., e embora não exista um consenso entre os estudiosos, sobre o real propósito das linhas, alguns afirmam que poderia ter relação com a astronomia e cosmologia, enquanto que outros acreditam que foram feitas para serem vistas por divindades no céu.

Podemos estudar a história de qualquer civilização, em qualquer tempo da nossa história, e sempre vamos encontrar o homem buscando a Deus. De diferentes maneiras, ritos ou práticas, o homem busca a Deus.

Em Atos, capítulo 17 está registrada a visita de Paulo a Atenas, uma cidade extremamente idólatra, que cultuava muitos e diferentes deuses. Atenas se preocupava tanto em cultuar todos os deuses, que chegou a fazer uma escultura com os dizeres “ao Deus desconhecido“. Paulo, sabendo disso, aproveitou-se dessa questão, para anunciar o verdadeiro Deus: “Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio”, foram as palavras de Paulo para anunciar o criador dos céus e a terra.

Felizmente, o nosso Deus não está escondido, ou distante de nós. Ele está perto, disposto a estabelecer uma relação próxima conosco. E mais do que linhas ou esculturas, ele quer um coração sincero: “Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.” (Hebreus 10:22)

A busca do homem por Deus – Devocional Diário

Oração: Senhor, quero buscar-te com um coração sincero. Sei que o que tu espera de mim, é um coração que te ame e busque com sinceridade, mais do que linhas ou esculturas. Amém.

Versículo base: Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.” (NVI) Atos 17:22-25

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *