A Bíblia resumida
Nada impacta mais do que a vida de Jesus. E é impressionante ver a sabedoria de Jesus ao explicar com tão poucas palavras o verdadeiro sentido dos ensinamentos de Deus. Em frases tão pequenas como “quem está livre de pecado que lance a primeira pedra” (João 8: 7) ou “dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus“ (Mateus 22: 21).
Quando perguntaram a Jesus, qual era o maior mandamento, ele resumiu em apenas duas ordenanças: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” e “Ame o seu próximo como a si mesmo”, Marcos 12: 30-31. E isso faz muito sentido, por muitas razões, mas vou listar apenas 5:
- Quem ama a Deus de todo seu coração procura ter uma vida que agrade a Deus.
- Quem ama a Deus com todo o entendimento busca na palavra de Deus os seus ensinamentos.
- Quem ama ao seu próximo como a si mesmo, não mata, não adultera, não dá falso testemunho.
- Quem ama ao seu próximo como a si mesmo entende que veio a este mundo para servir e não para ser servido.
- Quem ama ao se próximo como a si mesmo não deixa lugar para o ódio e a violência em seu coração.
Sim, a Bíblia pode ser resumida em amar a Deus e ao nosso próximo. Se tão somente cumpríssemos estes 2 mandamentos, nenhuma lei precisaria ser escrita. Bastaria cumprir o mandamento de amar.
Oração: Senhor, eu quero aprender a amar-te com todo o meu coração, com todo meu entendimento, com toda minha alma e com toda minha força. E quero amar o meu próximo como a mim mesmo. Me ajuda Senhor a refletir o teu amor em mim. Amém.
Versículo base: “Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: ‘De todos os mandamentos, qual é o mais importante?’ Respondeu Jesus: ‘O mais importante é este: Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes’. (NVI) Marcos 12: 28-31