A Bíblia como ela é

Devocional escrita pelo Pr. Tiago Mello, da Igreja Batista Boas Novas em Novo Hamburgo – RS

“Labão disse: — Está bem. Seja como você disse. Mas, naquele mesmo dia, Labão separou os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos os que tinham alguma brancura e todos os cordeiros pretos; e os passou às mãos de seus filhos. E pôs a distância de três dias de viagem entre si e Jacó. E Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão”.

Gênesis 30:34-36

Olá! Você já agradeceu hoje pela renovação das misericórdias de Deus em sua vida?

Sempre achei interessante o fato de a Bíblia, o livro de Deus, não esconder os defeitos e falhas de caráter de seus personagens.

No capítulo 30 de Gênesis vemos o retrato nu e cru do ser humano. Aqui vemos um homem casado com mais de uma mulher (algo que Deus jamais mandou ou aprovou), vemos essas esposas brigando uma com a outra para ver quem seria “mais amada” pelo marido.

E mais, fazendo coisas das quais ninguém se ogulharia, como oferecer as servas ao próprio marido ou “alugar” o esposo à outra em troca de uma planta mística.

Também podemos ler neste capítulo como Labão tentou enganar seu genro, mas Jacó, usando de meios nada tradicionais acabou dando o troco e, de certo modo, passando a perna em Labão.

Muita gente ao ler relatos assim na Bíblia acha que tais histórias não são reais ou que não deveriam estar ali. Eu penso que além de serem reais estão relatadas na palavra de Deus por dois motivos básicos: Identificação e exemplo.

Identificação, por que se a Bíblia só tivesse personagens perfeitos, jamais acharíamos que Deus iria nos aceitar, afinal somos cheios de falhas e pecados. Então, se Deus salvou pessoas como essas relatadas ali, existe chance para nós também. E exemplo, pois podemos olhar para os erros cometidos ali e procurar não repetir.

A Bíblia é o que é, do jeito que é, porque é assim que deveria ser. Deus sabia e sabe o que nós precisaríamos e aprender.

Tenha um excelente dia!
Pr. Tiago Mello


Loading

Compartilhe:

One Comment

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *