O trabalho é um castigo?

Homem do campo, trabalhador.

Talvez alguma vez você já tenha ouvido isso: “o trabalho foi um castigo dado por Deus ao homem, por causa do pecado”. Essa afirmação nasce do que Deus disse a Adão, logo após o pecado, em Gênesis 3, do verso 17 ao 19. Entre outras coisas Ele disse: “maldita é a terra por sua causa” (verso 17) e “com o suor do seu rosto você comerá o seu pão” (verso 19). Com isso, muitos entendem que o trabalho foi um castigo dado por Deus ao homem pelo pecado e que, se não tivéssemos pecado, o homem não trabalharia.

No entanto, esta é uma interpretação errada desta passagem e do que aconteceu em Gênesis 3. Antes mesmo do pecado, o trabalho do homem já havia sido estabelecido. No capítulo anterior, já vemos as atribuições de Adão. No verso 15 diz: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” Logo, cuidar e cultivar o jardim era o trabalho do homem, quando ainda não existia pecado no mundo. Depois no verso 19 outra função: “Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.” Adão precisava dar nome a todos os animais, sendo esta, portanto, mais uma tarefa dada por Deus.

Logo, o que aconteceu em Gênesis 3? Depois do pecado, o que aconteceu foi que o trabalho tornou-se árduo. “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão”. O trabalho, que deveria ser prazeroso ao homem, tornou-se difícil. E entender isso é algo importante e libertador. Porque posso saber que no plano original de Deus, o trabalho não é uma carga.

O sacrifício de Cristo na cruz nos livrou de toda condenação. Por isso, já podemos encontrar também satisfação em nosso trabalho. Ele não precisa e nem deve ser uma carga. Seu trabalho pode e dever ser uma benção, não um castigo!

Oração: Senhor, sou grato a ti pelo trabalho que tenho hoje e por todos os que já tive em minha vida. São benção e não castigo. Amém!

Versículo base: E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”. (NVI) Gênesis 3:17-19


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *