Apenas um requisito
Uma questão interessante a observar, foi a forma como Jesus escolheu seus 12 discípulos. Jesus estava prestes a iniciar o maior e mais importante projeto da história da humanidade. No entanto, não fez um rigoroso processo de seleção. Não criou um programa de trainees, onde selecionou os mais qualificados, os mais fluentes na fala, os mais estudados, os mais preparados. Ele apenas os chamou. Com um único requisito: querer ir.
A Bíblia conta a história do jovem rico que se aproximou de Jesus para entender o que deveria fazer para ter a vida eterna. Quando Jesus disse “venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres e depois, venha e siga-me” (Mateus 19:21), o relato diz que o jovem “afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas”.
O jovem rico não quis ir com Jesus. Porque amava mais as suas riquezas. E é interessante ver que Jesus abriu mão do que o jovem tinha de melhor, que eram suas riquezas. Talvez Jesus pudesse ter pensado que as riquezas do jovem seriam uteis para o reino. Mas não! Jesus queria apenas a vontade do jovem, o desejo dele de segui-lo. E por isso, pediu-lhe que primeiro se desfizesse dos seus bens.
Cristo não necessita dos seus talentos, das suas riquezas, do seu network. Deus não precisa de nada do que você acha que tenha valor ou importância. Ele quer apenas que você diga: SIM!
Oração: Senhor, eu decido dizer SIM! Me usa conforme a tua vontade. Amém!
Versículo base: Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”. “Quais? “, perguntou ele. Jesus respondeu: ” ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’”. Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?” Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Mateus 19:16-24