Escolha bem seus heróis
Em 1988 o cantor Cazuza lançava a canção “Ideologia“, um dos seus maiores sucessos da carreira. A letra, extremamente depressiva, falava sobre o desejo de ter uma ideologia para viver. E um dos versos mais repetidos da canção (até hoje) foi este: “Meus heróis morreram de overdose”. Cazuza morreria, vítima da AIDS, aos 32 anos.
É interessante ver como o mundo escolhe seus ídolos, sem levar em conta o resultado das suas vidas e das suas escolhas. Está bem reconhecer o talento de qualquer artista, mas é preciso ser inteligente para saber diferenciar as boas e as más decisões. Maradona pode ter sido um jogador de muito talento, mas sua vida não pode ser considerada um exemplo. Kurt Cobain foi um grande músico, mas um péssimo modelo de vida. Se seus heróis morreram de overdose, melhor trocar de heróis.
Por outro lado, uma questão extremamente importante e muitas vezes ignorada por muitos é a influencia que a música que ouvimos tem sobre a nossa vida. A música te deixa em paz ou agressivo, te deixa eufórico ou depressivo. A música tem o poder de colocar mensagens em sua mente, através das suas letras. Pode trazer até ideias de suicidio. Por isso, seja seletivo. Lembre-se que “seu ouvido não é penico“. E sua mente não é lixeira para ficar guardando lixo.
Oração: Senhor, sei que preciso ser seletivo com as músicas que ouço e com as pessoas que admiro e sigo. Da-me discernimento para fazer boas escolhas! Amém!
Versículo base: Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança, e não vai atrás dos orgulhosos, dos que se afastam para seguir deuses falsos! (NVI) Salmos 40:3-4
Excelente reflexão!