Estamos falhando com Gênesis 2:15
A tartaruga gigante de Galápagos, o Rinoceronte negro do oeste africano, a Foca-monge-do-caribe, o Tigre-de-Java ou a Ararinha-azul são apenas alguns exemplos de espécies de animais consideradas extintas. Criação do nosso Deus, que criou este mundo com tantas e variadas espécies de animais e plantas, mas que hoje não podem mais ser encontrados no nosso planeta. Estão mortos. E como eu não sou caçador ou não me considero um “depredador”, posso pensar que não tenho nenhuma responsabilidade sobre a extinção destes animais. E é verdade, pois diretamente não tenho nenhuma responsabilidade.
No entanto, nós estamos falhando como humanidade. “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”, Gênesis 2:15. Logo após a criação, Deus entregou a Adão (e por herança, a nós) o “cuidar” do nosso planeta. Somos responsáveis portanto, de cuidar “os peixes do mar, as aves dos céus, os animais domésticos, e toda a terra e todos os répteis que rastejam pela terra”, Gênesis 1:26.
Talvez eu possa fazer muito pouco ou quase nada pelos rinocerontes, elefantes ou tigres. Mas posso fazer muitas (muitas mesmo) coisas simples pelo meio ambiente, cumprindo a ordem de Gênesis 2:15 como apagar as luzes desnecessárias, reciclar embalagens, reciclar o papel usando como rascunho, separar o lixo para a coleta seletiva (mesmo que sua cidade não tenha a coleta seletiva), plantar árvores, levar a sacola sustentável para o supermercado, não queimar o lixo, utilizar transporte público ou compartilhar um mesmo veículo. Essa lista é muito extensa.
Finalmente, essa reflexão de hoje é para lembrar que Gênesis 2:15 segue vigente, e eu e você somos responsáveis por esse planeta. Cuidá-lo é nosso dever.
Oração: Senhor, quero cuidar do planeta, porque sei que é ordem tua, registrada em Gênesis 2:15. Amém!
Versículo base: O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. (NVI) Gênesis 2:15