Quando o ego fala mais alto

homem sentado em uma pilha de caixas. Provérbios 16:18

Em Junho de 1941, durante a segunda guerra mundial, Hitler começou a invasão da União Soviética, como ja havia feito na Polonia. E precisava escolher entre ir por Moscou ou por Stalingrado. E então, o ego falou mais alto.

Hitler queria atacar a Stalin e contra todas as opiniões dos seus generais, optou por enviar suas tropas por Stanligrado e não por Moscou. Qual o problema desta escolha? O inverno russo. Ao optar por Stanligrado, assumiu o risco da chegada do inverno antes da ocupação total da cidade, o que acabou acontecendo. E as baixas temperaturas, que chegaram a até 41 graus negativos, foram uma vantagem importante para os soldados russos, que por fim venceram os alemães, em uma das mais sangrentas e desumanas batalhas da história.

Ainda que me agrade que Hitler tivesse um ego tão grande e que o mesmo ajudou na sua derrota, eu sei que o ego nos faz tomar decisões erradas com certa frequência. Muitas vezes compramos coisas ou investimos nosso dinheiro ou tempo apenas para satisfazer nosso ego. Ou como eu li certa vez: “compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas de quem não gostamos.

O ego levou o anjo Lucifer a queda. O ego fez com que Adão e Eva comessem do fruto proibido. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda,” Provérbios 16:18. Um versículo tão simples e tão verdadeiro, que podemos ver em Lucifer, em Adão e Eva e até em Adolf Hitler.

Tem você dominado o seu ego?

Oração: Senhor, quero dominar o meu ego. Não quero deixar que meu orgulho me domine. Amém!

Versículo base: O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos. Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor. (NVI) Provérbios 16:18-20


Loading

Compartilhe:

2 de Comentarios

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *