A criatividade é contagiosa
TV na taba foi o primeiro programa de TV da história do Brasil. Foi ao ar pela primeira vez no dia 18 de Setembro de 1950, portanto, há exatos 70 anos atrás. Para que pudesse ser assistido por “alguém”, o propietario da emissora, Assis Chateaubriand, comprou 200 aparelhos de televisão e os “espalhou” pela cidade de São Paulo, muitos deles em vitrines de lojas, onde as pessoas se “aglomeravam” para ver de perto a novidade.
Assis Chateaubriand estava “criando” um mercado novo. Estava criando seu “oceano azul”, como aprendemos no mais clássico livro de empreendedorismo, chamado “A Estratégia do Oceano Azul”, que define como “oceano azul” um mercado novo e inexistente.
Uma das frases mais citadas do livro é esta: “As empresas estão muito ocupadas com a produtividade e estão deixando de lado a criatividade”. Fico pensando então se não acontece exatamente o mesmo com nossas vidas. Estamos tão ocupados todos os dias, que já não separamos um tempo para nossa criatividade, para buscar um “oceano azul“, trazer algo novo para as nossas vidas.
A Bíblia nos convida em Romanos 12: 2 a “transformar-nos pela renovação da nossa mente”. Isso implica pensar de um jeito diferente, andar por caminhos diferentes. Se é possível, deixe o carro em casa e vá caminhando até o seu trabalho, observe as pessoas e o que elas fazem, as vitrines e as paisagens. Converse com as pessoas na rua, em especial aquelas que você não conhece. No trabalho, visite áreas que você não costuma ir, sente em outra mesa no refeitório ou vá uma livraria comprar um livro.
Ou como certa vez disse Albert Einsten, “a criatividade é contagiosa, passe adiante”.
Oração: Senhor, quero ser criativo. Quero ter ideias diferentes e encontrar “oceanos azuis”, para sempre renovar minha mente. Amém!
Versículo base: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (NVI) Romanos 12:2