A excelência é um hábito

Uma criança orando. 1 Tessalonicenses 5:17

Aristóteles certa vez falou: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”

É fácil entender a frase acima. Um alcoólatra é aquele que bebe com muita frequência e sem controle. O alcoolismo, é portanto, um hábito. Logo, posso seguir a mesma lógica com a excelência. Se com frequência faço coisas com excelência, ela se tornará um hábito. Na verdade, não há outra forma de chegar a excelência que não seja por meio do hábito. A repetição de algo te fará excelente. Conheço grandes assadores de churrasco. Tenho certeza que foi a repetição que os fez tão bons. Fazer muitas vezes algo, se torna um hábito e a excelência é uma consequência.

E se não houve ninguém neste mundo mais excelente que Jesus, preciso aprender dele e identificar quais eram sus hábitos. O que fazia Jesus, habitualmente? Jesus orava:

“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava” Lucas 5: 16.
“Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho” Mateus 14:23
“Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam, e, quando chegaram até onde ele estava, insistiam que não as deixasse.” Lucas 4:42
“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” Lucas 6: 12
“Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: ‘Quem as multidões dizem que eu sou?'” Lucas 9: 18.

São muitas as passagens que citam a Jesus orando. A oração era um hábito na vida de Jesus. Então fico pensando se aquele que era o próprio filho de Deus orava habitualmente e com tanta frequência, quanto mais eu não necessito da oração para alcançar a excelência.

É a oração um hábito na sua vida?

Oração: Senhor, eu quero alcançar a excelência em tudo o que eu faço. E aprendo com Jesus Cristo que a oração foi um hábito daquele que foi o mais excelente de todos os seres humanos. Por isso, quero orar em todo tempo. Amém!

Versículo base: “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito.” (NVI) 1 Tessalonicenses 5: 16-19


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *