O velho barbudo e sua vara de marmelo
Devocional escrita pelo meu amigo e conselheiro, Lauri Bastian.
Estava me lembrando do natal da minha infância, confesso que as lembranças são uma mistura de medo e também de uma grande ansiedade pela busca dos presentes na casa dos padrinhos de batismo.
Explico: minha origem é de família de confissão luterana, onde por costume, crianças são apresentadas ou batizadas com direito a padrinhos, geralmente, quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Rege a tradição que na falta dos pais, os padrinhos são responsáveis pelo cuidado e criação do seu afilhado.
Mas, porque medo do papai Noel?
No dia 24 de dezembro o papai Noel passava nos lares a qualquer momento do dia ou noite dependendo da sua disponibilidade. Lembro-me de véspera do natal estando eu na casa dos meus avós, e quando eu menos esperava, chegava aquele velho barbudo com aquele saco nas costas, mas também com sua vara de marmelo, símbolo de correção.
Claro que o lugar preferido pra me esconder era debaixo da primeira cama. E depois de muita conversa com meus avós, eu então me encorajava a enfrentar aquele velho barbudo e sua vara.
Porque o medo? O ano inteiro a gente ouvia dos pais….te cuida, obedece, olha o papai Noel, no Natal ele vem e você vai prestar contas. Minha avó montava uma linda árvore de Natal, com presépio bem completo e bem representado. Ali, naquela sala, estava sentado aquele temeroso papai Noel e sua vara de marmelo para fazer aquelas perguntas…
- Como você se comportou durante o ano?
- Fizeste muita arte?
- E a escola como foi?
Depois do acerto de contas e os conselhos, vinha o abraço acompanhado de um pacotinho com balas, biscoitos e algum chocolate.
Convido você a refletir agora sobre o natal da sua infância.
Hoje, 24 de dezembro de 2023, as coisas mudaram muito, acabou o tempo da inocência de certa forma, mas a boa notícia é… amanhã vamos comemorar o nascimento de Cristo, a data mais importante do cristianismo.
Cristo nasceu para nos presentear com a esperança de recebermos um pacotão de boas notícias, não de pacotinhos que acabavam quase sempre no mesmo dia, mas sim um pacote de promessas para a vida eterna.
Oração: Senhor que eu possa comemorar hoje véspera de natal com minha família, sempre me lembrando que és Tu Senhor o motivo da minha alegria e gratidão. Que és Tu Senhor o motivo da minha alegria e poder estar em família. Amém
Versículo base: E foram apressadamente e acharam Maria e José e o menino deitado na manjedoura,
E vendo-o, divulgaram a palavra a cerca do menino que lhes fora dito. E todos os que ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Lucas 2:16-18