O homem vê a aparência, mas o Senhor olha o coração
Conta-se que Pedro era um cristão modelo, que sempre falava de Jesus a seus amigos, buscando leva-los para Cristo. Certo domingo, encontrou a seu amigo Felipe em um parque, e insistiu muito com ele para que fosse a igreja, pois estava dirigindo-se para lá. Felipe estava de bermuda e com a camisa do seu time de futebol favorito. E disse:
– “Talvez eu não esteja vestido adequadamente, melhor outro dia”.
Mas Pedro insistiu.
– “Para Deus não importa como você está vestido. Ele certamente se alegrará de vê-lo na sua casa”
Finalmente, Felipe aceitou o convite do amigo e foi para a igreja. Lá, Felipe viveu uma experiência extraordinária. Jamais havia sentido tanto a presença de Deus como naquele dia. Depois do culto, disse para Pedro que certamente voltaria outras vezes.
No domingo seguinte, Felipe estava lá novamente. Pedro, nem mesmo precisou convidá-lo. No entanto, logo no inicio da palavra, Felipe se retirou, frustrado. O motivo? O pastor decidiu pregar sobre pessoas que vão a igreja, de bermuda e camisas de futebol.
É triste pensar, em quantas almas são perdidas por situações como a deste relato. Há muito para pregar, sobre arrependimento e salvação, sobre perdão e amor ao próximo, mas muitas vezes, a maior preocupação são costumes, práticas e legalismo.
Desde pequeno, minha mãe me ensinou a ir para a igreja com a melhor roupa que eu tenho. E isso está bem, pois é uma forma de mostrar respeito para com Deus e sua casa. No entanto, não muda em nada a forma como Deus me recebe. Ele não está preocupado com a minha roupa, se uso boné ou bermuda, se minha camisa tem gola ou manga, se é do Grêmio, Palmeiras ou se tem Jesus escrito a frente dela. Ele está mais interessado em meu coração.
Em 1ª Samuel, no capítulo 16, Samuel está buscando um rei para Israel. E seus olhos buscam uma pessoa que se pareça um verdadeiro rei. De preferência, alto, forte, que intimide fisicamente. “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.
Não importa como você se veste para ir a igreja. Apenas importa o que há no seu coração, quando escolhe esta ou aquela roupa. E o coração, apenas Deus conhece. E por isso, o juízo sobre a roupa de alguém, não deve ser meu.
Oração: Senhor, eu sou grato, porque sei que não é a minha roupa que importa, e sim meu coração. E sabendo disso, quero vestir a melhor roupa para ir a tua casa, porque o desejo do meu coração é te agradar em tudo que eu faço. Amém.
Versículo base: “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (ACF) 1 Samuel 16:7