Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade
Estava vendo a entrevista de uma famosa atriz brasileira, que confessou ter ido a um casamento, sem ter sido convidada. Mais do que isso, a famosa atriz havia ligado para a noiva, pedindo para ir ao casamento e a noiva teria sido clara: “Não, você não vai no meu casamento”. E a noiva tinha uma justa razão: “Esse é o meu momento, e se você vier, todas as atenções estarão em você“.
A atriz, no entanto, que estava de visita na cidade, disse que como não tinha nada para fazer e todos os seus amigos estariam na festa, decidiu ir, sem importar-se com a determinação da noiva.
Esse acontecimento, me faz lembrar do versículo de Filipenses, capítulo 2, verso 3: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.”
Faltou humildade para a famosa atriz e sobrou ambição egoísta e vaidade. Mas antes de julgar a atriz, preciso lembrar que por vezes, também atuo por ambição egoísta ou por vaidade. Quando não cedo o passo no trânsito, estou sendo egoísta, quando em uma conversa, falo apenas de mim mesmo, estou sendo vaidoso. Quando ignoro a necessidade de alguém, estou sendo egoísta e quando minimizo a conquista de alguém, estou sendo vaidoso.
No entanto, quando sou humilde e considero os outros superiores a a mim mesmo, minhas atitudes são exatamente o contrario: eu cedo o passo no trânsito, em uma conversa me interesso pelo outro, não ignoro a necessidade do meu próximo e exalto as conquistas dos demais.
Lembre-se: é nas atitudes simples do dia a dia, que mostramos o caráter de Cristo em nossa vida.
Oração: Senhor, quero reconhecer que por vezes, sou egoísta ou vaidoso e me falta humildade. Meu desejo é aprender a humildade de Cristo e vivê-la. Amém.
Versículo base: Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. (NVI) Filipenses 2:3