Os olhos do rei
Conta-se que havia um rei, que era analfabeto, mas era o mais sábio entre todos os reis. Nenhum outro rei era tão sábio quanto ele. E sua sabedoria era grande, por causa de um segredo: a leitura de muitos livros. Mas como aquele rei poderia ler tantos livros, se ele era analfabeto? O rei tinha um seleto grupo de leitores, a quem chamava os “olhos do rei”. Os leitores chamados de “olhos do rei”, ficavam responsáveis por ler os livros, e trazer ao rei, o conhecimento adquirido em cada livro. O rei exigia, no entanto, que só o mais profundo conhecimento do livro, resumido em poucas palavras, fosse transmitido a ele. Assim, todos os dias, ele era nutrido com conhecimento e sabedoria nas mais distintas áreas, em um breve resumo, do maior conhecimento adquirido no livro.
Certo dia, foi pedido a um dos membros do grupo “olhos do rei” que lesse a Bíblia. Depois de ler a Bíblia completa, aquele homem se apresentou diante do rei e resumiu a Bíblia, assim:
– “Majestade, este livro diz que o rei foi criado por Deus, mas por causa do seu pecado, se afastou dEle e merece a morte. Porém, um homem justo e santo, chamado Jesus, já morreu em seu lugar. Este Jesus, no entanto, depois de 3 dias, ressuscitou, vencendo a morte. E se você majestade aceitá-lo como Senhor e Salvador, terá a vida eterna.”
Esse relato deixou o rei inquieto. Poderia ser verdade? Em algum momento ele duvidou dos “olhos do rei” e pensou: “preciso ver isso com meus próprios olhos“. E decidiu que ele devia aprender a ler. Durante 1 ano inteiro, ele estudou para aprender a ler e assim, poder ler a Bíblia com seus próprios olhos.
Logo que aprendeu a ler, aquele rei passou a ler a Bíblia todos os dias. Até que um dia chegou no encontro de Tomé com Jesus, onde o mestre lhe diz: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram“. E ele percebeu, que não precisava ver para crer. E que na verdade, desde o primeiro dia em que os “olhos do rei” trouxe o resumo da Bíblia, em seu coração, já havia crido em Deus.
Aquele rei se arrependeu dos seus pecados, entrou sua vida a Cristo e com a leitura diária da palavra de Deus, tornou-se ainda 100 vezes mais sábio do que já era.
Meu amado irmão e irmã, que possamos ter a fé que não precisa ver para crer. E que a palavra de Deus possa ser nossa fonte de sabedoria diária.
Oração: Senhor, quero a sabedoria que vem dos céus e que encontro na tua palavra. Quero crer em ti, ainda que não possa vê-lo. Amém.
Versículo base: Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”. (NVI) João 20:28-29