Nos falta sensibilidade com o próximo
No filme Forest Gump, há uma cena muito interessante. Em uma manifestação em contra da guerra do Vietnã, Forest Gump é chamado para dar um discurso. No momento em que ele começa a discursar, o microfone dele é desconectado e apenas ligado novamente no final, com a sua famosa frase: “E isso é tudo o que eu tenho para falar sobre isso“. Ninguém escutou o que foi dito, apenas o organizador da manifestação e algumas pessoas próximas a ele. E talvez você sempre teve curiosidade em saber o que foi dito por Forest neste breve discurso. O que ele falou foi o seguinte: “As vezes, homens vão ao Vietnã e quando voltam para suas casas, junto com as suas mães, eles já não tem pernas. As vezes, nem mesmo voltam para casa. E isso é muito ruim“. Nesta declaração, Forest Gump claramente faz referência a seus amigos, Bubba, que perdeu a vida na guerra e ao Tenente Dan, que voltou dela sem as pernas.
Forest Gump tinha uma extraordinária capacidade para ler e entender a vida e sobretudo, sensibilidade para ver as necessidades do seu próximo. Sensibilidade esta que nos falta muitas vezes.
Seu amigo Bubba sonhava com um negócio de camarões, e depois que seu amigo perde a vida na guerra, ele mesmo monta o negócio de camarões e mais tarde, leva dinheiro para sua família, fruto deste negócio. Também encontra o Tenente Dan, deprimido e com profundo ódio contra Deus, mas resgata nele sua alegria pela vida e o leva a fazer as pazes com Deus. Forest Gump foi muito mais além do que muitos de nós iríamos com relação a nossos amigos e suas necessidades.
Que tão sensível você consegue ser, com as necessidades do seu próximo? Que tanto você está disposto a fazer para ajudar quem precisa? As vezes, uma simples indicação de alguém que está sem trabalho, uma carona para aquele que não tem carro ou uma cesta básica para uma família em desemprego seriam suficientes para dar a alguém um dia melhor.
Oração: Senhor, quero ser sensível as necessidades das pessoas a minha volta. Mostra-me a quem devo ajudar e como. Amém.
Versículo base: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros” (NVI) Efésios 4:32a