As tribulações deste mundo
O sermão da montanha é a mais famosa pregação de Jesus registrada na Bíblia. No livro de Mateus, no capítulo 7 ele termina sua pregação com a ilustração da casa que foi construída sobre a rocha. Diz o texto que “caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha”. Na sequencia, ele fala sobre um homem que optou por construir sua casa sobre a areia. E o texto diz que “caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.
É fácil entender a mensagem desta ilustração: a rocha é Cristo, e nele devemos fundamentar nossa vida. No entanto, estava lendo essa passagem e não pude deixar de pensar na chuva que caiu, no rio que transbordou e no vento que bateu forte contra aquelas casas. A mesma chuva, o mesmo rio e o mesmo vento atingiram ambas as casas.
O que também posso aprender nesta história contada pelo meu mestre é isso: estou sujeito as tribulações deste mundo. Ainda que minha casa esteja sobre a rocha, mesmo que minha vida esteja fundamentada na palavra de Deus, estou sujeito as chuvas, aos rios e aos ventos. Não sou isento de problemas, de lutas ou dificuldades. No entanto, quando estou na rocha, eu permaneço de pé.
Ser cristão não significa ter uma vida livre de problemas ou de lutas. Não significa dias tranquilos, de sol e poucas nuvens. Mas significa sim, esperança de vitória sobre a adversidade.
Oração: Senhor, sei que poderei passar por lutas e adversidades. Mas aprendo na tua palavra, que em ti posso resistir a todas elas, e permanecer de pé. Amém.
Versículo base: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Mateus 7:24-28