Não errar é um grande começo
Entre meus hobbys favoritos está jogar xadrez. O xadrez ajuda em muito a desenvolver a mente para a toma de decisões, para o pensamento crítico e a disciplina. Estimula a análise de consequências e o pensamento rápido. E sempre encontro no jogo, similitudes com a vida.
Algo muito importante que eu aprendi no jogo de xadrez está na frase que dá título a esta reflexão: não errar é um grande começo. O que tenho observado é que os jogos que perco, sempre encontro erros gritantes. E da mesma forma, encontro vitórias fáceis apenas explorando os erros dos meus adversários. Logo, entendi que, quando estou diante de um grande adversário, mais importante que qualquer outra coisa é estar atento para não cometer erros.
Muito similar é a nossa vida, em todos os aspectos. Não errar é um grande começo. Não tomar decisões equivocadas, não fazer nada que seja contrário a vontade de Deus ou as suas leis, não falhar com minha esposa e meus filhos, essas coisas por si só, transformariam minha vida de maneira muito significativa.
Mas o que fazer para não errar? No xadrez, preciso estudar cada vez mais o jogo. Na vida, preciso estudar cada vez mais o manual daquele criou a vida: a Bíblia.
No verso que escolhi para hoje, Jesus responde a uma pergunta de alguns saduceus. “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Erramos, porque não conhecemos as escrituras, erramos, porque não meditamos diariamente na palavra de Deus.
Decida hoje não errar mais. Medite na palavra de Deus cada dia, estuda o manual. E sua vida será transformada.
Oração: Senhor, não quero mais errar. Quero diariamente estudar a tua palavra para não cometer mais erros. Amém.
Versículo base: Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (ACF) Mateus 22:29