O fazendeiro e seu cavalo

Um cavalo selvagem. Genesis 50: 20

Essa história foi escrita pelo filosofo britânico Alan Watts. Ela conta que um certo fazendeiro chines perdeu um dos seus cavalos, que pulou a cerca e fugiu. Seus amigos então, ficaram sabendo e disseram ao fazendeiro: “Nossa, que azar, hein?” Ao que o fazendeiro respondeu: “Talvez!”

No dia seguinte, o cavalo fujão retornou com outros 7 cavalos selvagens. Seus vizinhos então disseram: “Nossa, que sorte, hein?”. Ao que o fazendeiro respondeu: “Talvez!”

No outro dia, o filho do fazendeiro tentava adestrar um destes 7 cavalos selvagens e acabou caindo e quebrando a perna. Logo, apareceram os vizinhos que disseram: “Nossa, que azar, hein?”. Ao que o fazendeiro respondeu: “Talvez!”

Passado mais um dia, alguns oficiais do exercito visitaram a fazenda para recrutar jovens para uma guerra que se aproximava. Mas como o menino tinha uma perna quebrada, ele foi rejeitado. Mais uma vez, os vizinhos retornaram e disseram: “Nossa, mas isso não é maravilhoso?”. Ao que o fazendeiro respondeu: “Talvez!”

A grande lição desta história está na complexidade da vida. Não podemos determinar que algo ruim que acontece seja de fato ruim, da mesma forma que é impossível determinar que tudo que acontece de bom em nossa vida é para nosso bem.

Porém, do que podemos ter certeza é das promessas de Deus descritas na sua palavra. Deus nos diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8: 28) e assim como na vida de José, “Deus tornou o mal em bem, para que fosse preservada a vida de muitos” (Gênesis 50:20). Então, diante de todas as circunstâncias, vamos confiar que nosso Deus está no controle.

Oração: Senhor, meu desejo é crer em ti e que todas as coisas cooperam para o meu bem, porque eu aprendi a te amar e te entregar toda a minha vida. Amém!

Versículo base: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” (NVI) Gênesis 50:20


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *