Toque de recolher
Foi no dia 22 de Novembro de 2019, que pela primeira vez na minha vida, estive em uma cidade onde foi decretado “toque de recolher”. Em Bogotá, devido ao vandalismo fruto das manifestações contra o governo daquele momento, o prefeito de Bogotá declarou toque de recolher a partir das 8 horas da noite daquele dia. Foi assustador estar em casa, ouvir o barulho das sirenes de polícia, os megafones com mensagens de ordem e o movimento de pessoas desconhecidas próximas ao nosso conjunto residencial. Ficamos realmente assustados.
Como família, dormimos todos juntos no mesmo quarto, mas não sem antes trancar a porta e fazer juntos uma oração, pedindo a Deus sua paz, entregando a Ele toda a situação, não apenas a nós, como família, mas também de toda a Colômbia.
E então fiquei pensando: deveríamos todos os dias ter um toque de recolher. Não um toque de recolher imposto pelas autoridades, mas um toque de recolher imposto por nós mesmos. Um toque de recolher para entrar em nosso quarto, como família, fechar a porta e orar. Pode existir algo mais poderoso que uma família que ora unida?
Então, o prefeito declarando ou não, na minha casa vamos ter mais toques de recolher.
Oração: Senhor, meu desejo é ter mais toques de recolher na minha casa. Toques de recolher para fechar a porta do quarto e orarmos como família, colocando diante de ti todas as situações que saem do nosso controle, para ver o teu agir em nossa vida e em nosso país. Amém!
Versículo base: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (NVI) Deuteronômio 6: 6-7