En el muelle de San Blás
“En el muelle de San Blás” é uma canção do grupo mexicano Maná. E o que poucos sabem, é que sua letra conta uma história real. A música conta a história de Rebeca Mendez, quem no dia 13 de Outubro de 1971 despediu-se do seu noivo, com quem se casaria 4 dias depois, que partiu em um barco de pesca, no cais de San Blás, Nayarit, México. Mas uma triste fatalidade aconteceu nessa mesma noite: o furacão Priscila, provocou o naufrágio da embarcação, sem nenhum sobrevivente.
Conta a canção que desde então, Rebeca permaneceu, no cais de San Blás, a espera do retorno do seu amor. Como nenhum corpo jamais foi encontrado, durante toda sua vida, ela acreditou que seu amor retornaria. Sempre com seu vestido de noiva, ela tornou-se famosa e conhecida em toda a região. Ela era a “louca do cais de San Blás”. Mas seu amor, jamais retornou.
Ao conhecer esta história, me pergunto, quantas vezes, ficamos também nós, presos a algo do nosso passado. Nos prendemos a um relacionamento perdido, a um antigo emprego, a um projeto que não deu certo ou a algo que nos feriu. E deixamos que este passado determine nosso presente e futuro. E este não é o plano de Deus. Seu desejo é fazer tudo novo. Por isso, em Isaías 43 está escrito: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem?”
Minha oração hoje é que possamos deixar o passado atrás, e viver o novo de Deus em nossas vidas! Que não permaneçamos presos em nenhum cais do nosso passado!
Oração: Senhor, eu quero deixar meu passado atrás! Quero receber o novo de ti! Faz tudo novo em minha vida! Amém.
Versículo base: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.
Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (NVI) Isaías 43: 18-19