Ore pela pessoa que te feriu
Se desejamos ser como Cristo, precisamos viver como Ele viveu. E uma das coisas que Jesus fez, foi orar por aqueles que o feriam. Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” Lucas 23:34.
Sei que conhecemos bastante bem esta história, mas hoje quero dar ênfase no contexto em que estas palavras foram ditas. O contexto fala muito sobre o coração de Jesus e sua capacidade de interceder até mesmo por seus inimigos. E quero listar ao menos 3 pontos deste contexto, que me ensinam muito:
- Jesus orou por eles no pior momento – Quando Jesus orou ao pai, pedindo o perdão daqueles que o feriram, Jesus estava no seu pior momento. Jesus não orou por eles depois da ressureição ou pouco antes da sua ascensão aos céus. Jesus orou por eles no exato momento em que estava pregado e desangrando na cruz, sentindo toda a intensidade da dor que lhe foi causada. Ele não passou por um “processo” de perdão junto com o seu líder. Ele simplesmente orou por eles no auge da sua dor.
- Jesus orou por eles enquanto era zombado – “O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. “Salvou os outros”, diziam; “salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido“. Lucas 23:35. Pense que enquanto você ora por alguém essa pessoa o ridiculariza ou zomba da sua situação. Certamente, se somos dominados pela carne não podemos orar por alguém nessa condição. Mas Jesus não se deixava dominar pela carne.
- Jesus orou por eles sem esperar nada em troca – Quando Jesus orou pelos seus algozes, não teve a expectativa de ter algum retorno da parte deles. Não esperava que eles o baixassem da cruz e pedissem perdão, ou palavras de comoção e arrependimento. Ele orou sem nenhuma expectativa de parte deles.
Se desejamos ter o coração de Cristo, precisamos aprender a orar por aqueles que nos feriram (ou ferem), mesmo sabendo que não será algo fácil. Não foi fácil para Jesus. Mas Ele o fez.
Oração: Senhor, eu decido hoje orar por pessoas que me fizeram mal. Perdoa cada uma delas, traz paz aos seus corações e derrama sobre elas a tua salvação. Amém!
Versículo base: Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes. O povo ficou observando, e as autoridades o ridicularizavam. “Salvou os outros”, diziam; “salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido”. Os soldados, aproximando-se, também zombavam dele. Oferecendo-lhe vinagre, diziam: “Se você é o rei dos judeus, salve-se a si mesmo”. (NVI) Lucas 23:33-37