Conhecimento ou ouro?

Livros e porta canetas sobre uma mesa.

Durante muito tempo, o descobrimento da cidade inca de Machu Picchu foi atribuido ao arqueólogo americano Hiram Bingham, em 1911. Hoje, no entanto, sabe-se que antes dele, um alemão buscador de ouro, chamado Augusto Berns, já havia descoberto a cidade, muito antes, possivelmente desde 1867. A diferença no entanto, é que Augusto Berns guardou silêncio e durante décadas, saqueou a cidade, com “consentimento” do governo peruano. Documentos comprovam que Berns entregava a membros do governo, pelo menos 10% do ouro e joias que encontrava na cidade. Atualmente, valiosas peças incas estão espalhadas pelo mundo, especialmente na Alemanha e outros países da Europa.

Aqui vemos uma clara diferença entre duas pessoas: Hiram Bingham e Augusto Berns. Enquanto o Sr. Berns estava interessado apenas no ouro, o Sr. Bingham queria o conhecimento. Hiram Bingham estava mais interessado em estudar e explorar sua descoberta, por isso, não há ocultou de ninguém. Augusto Berns, no entanto, queria apenas enriquecer-se e para isso, fez até mesmo acordos com políticos corruptos.

O texto de hoje de Provérbios fala que feliz é o homem que acha a sabedoria e o entendimento, pois tem mais valor que a prata e o ouro.Não por menos, o Sr. Bingham entrou para a história como descobridor de Machu Pichu enquanto que Augusto Berns hoje é conhecido apenas como um ladrão.

Que possamos hoje lembrar desta verdade bíblica tão importante: a sabedoria “É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela”.

Oração: Senhor, decido buscar a sabedoria e o conhecimento e não o ouro ou a prata. Livra-me Senhor, de um coração corrupto e ganancioso. Amém!

Versículo base: Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. (NVI) Provérbios 3:13-15


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *