Ver além do que os olhos podem ver
Vi uma postagem nas redes sociais que mencionava uma palavra dos Zulus, um povo que vive no sul do continente africano que é “sawubona”. Embora essa palavra não tenha uma tradução literal para nenhum outro idioma, ela significa: “eu te vejo”. No entanto, é um “eu te vejo” muito além do que é possível ver. Eu não vejo apenas você fisicamente, eu vejo os seus sonhos, seus anseios, suas expectativas e sua alma. Finalmente, “sawubona” quer dizer “eu me importo com você, muito além do que é possível ver”.
Precisamos muito mais “sawubona” em nosso mundo. Precisamos dessa capacidade de ver mais além do que os olhos podem ver. Cada pessoa a nossa volta, até mesmo um desconhecido no elevador ou na rua, leva dentro de si muitas lutas, dificuldades e desafios. Cada pessoa com quem nos relacionamos, precisa de um olhar mais atento. Olhos que além de ver, possam ouvir. Olhos que ouvem o que não é dito. Olhos que tenham a capacidade de interpretar que até mesmo atrás de uma ofensa, existe um coração dolorido.
Meu desejo é ter essa visão do “sawubona”. Ver além do que os olhos físicos podem ver. Abre meus olhos, Senhor!
Leia também: Com os olhos de Deus
Oração: Senhor, quero abrir os meus olhos para ver além do que fisicamente é possível ver. Para ver a necessidade daqueles que estão a minha volta. Amém!
Versículo base: E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração! (NVI) Jó 19:26-27